Doença arterial periférica

Veias: tudo o que você precisa saber

De forma simples, as veias constituem um sistema complexo de vasos sanguíneos cuja função essencial é garantir que sangue com baixos níveis de oxigênio retorne para o coração a partir de diversos tecidos do corpo humano. Para coletar o sangue desoxigenado, as veias fazem uso de pequenos vasos denominados capilares, sendo que estes são os menores vasos sanguíneos do corpo humano.

Na medicina, essa rede de veias que leva o sangue de volta ao coração é o sistema venoso. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, aproveite a leitura!

Como se classificam?

As veias do corpo humano se classificam conforme a sua localização, sendo assim, temos as profundas e as superficiais.

• Profundas: como sugere o nome, essas veias são as mais internas.
  • Superficiais: estão mais próximas da superfície da pele. São muito volumosas e, por isso, pessoas com músculos mais desenvolvidos tendem mostrá-las mais.

Quais são os principais problemas que podem afetar-las?

Entre as condições mais comuns que afetam as veias, as varizes são as mais frequentes. Elas surgem quando as paredes das veias ficam fracas ou as válvulas unilaterais não funcionam adequadamente, fazendo com que o sangue comece a fluir para trás.

Além disso, por estarem próximas da superfície da pele, ficam ainda mais visíveis devido ao inchaço.

Outros problemas recorrentes relacionados ao sistema venoso incluem:

• Insuficiência venosa crônica: ocorre o acúmulo de sangue, tanto nas veias profundas quanto nas superficiais das pernas, em decorrência do mau funcionamento das válvulas unidirecionais. Embora seja uma doença parecida com as veias varicosas, a insuficiência venosa crônica tende a provocar mais sintomas.
  • Trombose venosa profunda: essa é uma doença séria que surge devido à presença de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda. Na maioria dos casos, o problema afeta as pernas. É preciso procurar o médico o mais rápido possível, pois o coágulo pode se soltar e viajar até os pulmões provocando uma embolia pulmonar.
  • Tromboflebite: trata-se de uma inflamação que acomete uma veia superficial, que pode causar a formação de um coágulo (trombo). Além disso, o processo inflamatório pode se tornar mais intenso, afetando o trajeto da veia.

Qual a diferença entre veias e artérias?

Muitas pessoas pensam que veias e artérias são a mesma coisa. Em parte estão certas, pois ambas são vasos sanguíneos. No entanto, a diferença reside na função de cada uma para o funcionamento do corpo humano, e também devido à estrutura.

Nesse sentido, é importante saber que as veias são responsáveis por levar o sangue dos tecidos periféricos até o coração. Já as artérias, tem a função de garantir que o sangue do coração seja levado para as demais partes do corpo.

As artérias, devido ao papel que desempenham no corpo, possuem paredes mais espessas em comparação com as veias. Como o sangue transportado pelas veias é em baixa pressão, elas não precisam de paredes muito resistentes, porém, necessitam de válvulas para garantir que não haja o refluxo de sangue. Essas válvulas não estão presentes nas artérias.