trombose venosa profunda

Tudo o que você precisa saber sobre trombose venosa profunda

A trombose venosa profunda (TVP) acontece quando um coágulo sanguíneo (trombo) é formado dentro de uma ou mais veias profundas do corpo, normalmente na perna.

A doença pode causar inchaço ou dores forte na perna, mas há casos em que é assintomática.

Ela pode se apresentar a partir de algumas condições médicas que influenciam a coagulação do sangue ou após a imobilidade por um longo período — como depois um procedimento cirúrgico, que normalmente requer repouso.

O problema pode ser severamente grave devido aos coágulos na veia que correm o risco de se desprender, circular pela corrente sanguínea, se alojar nos pulmões e bloquear o fluxo sanguíneo — o que pode resultar em uma embolia pulmonar.

Sintomas

Conforme já mencionado, a TVP como pode ser totalmente assintomática. Porém, os principais sintomas, quando presentes, são:

• Dores (normalmente têm início na panturrilha);
  • Inchaço na perna afetada;
  • Pele avermelhada ou descolorida na região;
  • Rigidez na musculatura onde se formou o trombo;
  • Cãibras;

Após o diagnóstico datrombose venosa profunda é importante ter um acompanhamento médico, pois a medida em que a doença progride, as chances do paciente desenvolver uma embolia pulmonar aumentam.

Em caso de embolia pulmonar, é fundamental buscar um pronto atendimento. Os sintomas, são:

• Dor ou desconforto no peito que piora ao tossir ou respirar fundo;
  • Falta de ar súbita;
  • Pulsação elevada;
  • Tosse acompanhada de sangue;
  • Confusão mental ou tontura.

Causas

Os coágulos sanguíneos da TVP podem ser causados por qualquer obstrução que impeça o sangue de coagular ou seguir seu fluxo normal, como uma veia lesionada, cirurgias, imobilidade e determinados medicamentos.

Fatores de risco

Muitos fatores podem ser responsáveis por desencadear a trombose venosa profunda, mas existem alguns mais específicos. São eles:

• Histórico familiar de qualquer distúrbio que faça o sangue coagular com mais facilidade;
  • Gravidez;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Imobilidade;
  • Cirurgias;
  • Herança genética de má circulação;
  • Anticoncepcionais;
  • Câncer;
  • Tabagismo;
  • Insuficiência cardíaca.

Prevenção

Para evitar qualquer tipo de complicação associada à trombose, é preciso que o paciente volte a se exercitar após uma cirurgia assim que possível, além de fazer intervalos para se movimentar durante viagens longas.

Evitar a obesidade e o sobrepeso, manter sob controle problemas como hipertensão, diabetes e colesterol, também são meios de prevenir o surgimento da doença.

Tratamento

O tratamento da trombose deve ter início logo após a confirmação do diagnóstico. Seus objetivos, são:

• Impedir que o coágulo sanguíneo avance para outras regiões do corpo, evitando possíveis complicações;
  • Evitar o crescimento do coágulo sanguíneo;
  • Minimizar a possibilidade de recorrência.

Há medicamentos e outras maneiras de contribuir com o tratamento, variando de acordo com cada caso e indicação médica. Essas opções incluem:

• Uso de medicamentos para casos mais graves de trombose, assim como de embolia pulmonar, conhecidos como heparina;
  • Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que minimizam as possibilidades de coagulação do sangue;
  • Meias de compressão para melhorar o edema ocasionado pela trombose;
  • Inserção de filtros na maior veia do abdômen com o intuito de impedir que os coágulos sanguíneos, causadores da trombose venosa profunda, alcancem os pulmões.