insuficiência venosa crônica

O que é a insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma doença ocasionada por alterações no sistema venoso dos membros inferiores. Ela pode acometer o sistema venoso profundo, o superficial ou as veias perfurantes.

Esta doença faz com que as válvulas venosas não funcionem corretamente, prejudicando, assim, o retorno do sangue das pernas para o coração e, consequentemente, gerando um acúmulo de sangue nas veias (estase).

As varizes de membros inferiores são consequência do conjunto de alterações que a IVC pode causar.

Esta é uma das doenças que mais atinge pessoas ao redor do mundo. Estudos mostram que 20% a 33% das mulheres e 10% a 20% dos homens a desenvolverão em algum momento da vida.

Embora trate-se de uma condição recorrente, em estágios mais avançados pode trazer muitos danos ao paciente, visto que suas complicações geram sintomas dolorosos e, até certo ponto, incapacitantes.

Causas da insuficiência venosa crônica

Apesar de muitos estudos e teorias terem sido feitos sobre a origem da IVC, ainda não há uma causa única totalmente definida que determine o surgimento da doença.

No entanto, sabe-se que a predisposição genética é um fator de grande relevância.

Além desse, outros fatores de risco podem potencializar o desenvolvimento da insuficiência venosa crônica e até mesmo agravar os quadros clínicos.

Veja, abaixo, alguns deles:

• Idade (pessoas acima dos 50 anos);
  • Histórico familiar;
  • Compressão venosa;
  • Obesidade e sedentarismo;
  • Trombose venosa profunda (TVP);
  • Longos períodos de pé;
  • Tabagismo;
  • Anticoncepcionais.

Sintomas

A IVC pode se manifestar por meio de sinais, como: queimação, presença de veias varicosas, dor, sensação de latejamento ou peso, inchaço nos membros inferiores (principalmente no fim do dia), escurecimento da pele, ressecamento da pele e descamação.

Diagnóstico

Através de uma avaliação completa individual, o cirurgião vascular poderá confirmar o diagnóstico da doença, verificar seu grau de desenvolvimento, indicar os exames apropriados e decidir junto ao paciente a melhor técnica ou combinação delas para o tratamento de cada caso.

Tratamento

A insuficiência venosa crônica originária do sistema venoso profundo deve ser tratada de maneira clínica para amenizar os sinais e os sintomas.

Já a insuficiência venosa com origem no sistema superficial (varizes de membros inferiores) ou perfurantes deve ser tratada, na maioria dos casos, através de alguns procedimentos ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

Vários fatores são considerados para indicação da melhor forma de tratamento, como: tipo e tamanho da veia acometida, condições clínicas do paciente, extensão da doença, presença de úlceras, entre outros.

Para o tratamento da IVC do sistema nervoso superficial e/ou perfurantes, técnicas menos invasivas e mais modernas têm ganhado espaço por sua eficácia, além de trazer mais segurança e conforto no período pós-operatório.

Veja, abaixo, as principais formas de tratamento:

Cirurgia convencional

Este tipo de cirurgia — que é o método praticado há mais tempo no Brasil — consiste na remoção das veias alteradas por meio de pequenas incisões na pele. Para as veias varicosas, é a melhor forma de tratamento.

Termoablação ou tratamento endovenoso — laser ou radiofrequência

Este método é utilizado para tratar as veias safenas (que compõem o sistema venoso superficial) ou perfurantes que tenham alguma deficiência.

Uma fibra laser ou um cateter de radiofrequência é introduzido na veia doente através de uma pequena punção, sendo guiada por acompanhamento ultrassonográfico.

O aparelho dispara energia na forma de calor pela ponta do dispositivo, causando a oclusão da veia. Este método substitui atualmente a safenectomia.

Tratamento com espuma

O tratamento com espuma usa o polidocanol na forma de espuma densa. O medicamento é injetado nas veias que serão tratadas, eliminando o endotélio e levando a uma trombose química localizada.

O objetivo é induzir o fechamento da veia doente, a deixando inutilizada.

Para pequenos vasos, a espuma é injetada diretamente, já para os vasos maiores (como a veia safena), é preciso o auxílio do ultrassom para identificação exata do local.

O médico vascular, durante a consulta, informará e orientará sobre as limitações e vantagens de cada tratamento.

Se você possui os sintomas da insuficiência venosa profunda, procure um médico o mais breve possível, pois se trata de uma doença progressiva que, quando não tratada, pode gerar sérios danos.