insuficiência venosa

7 sintomas de insuficiência venosa

Insuficiência venosa crônica (IVC) é um estado médico em que as válvulas das veias não funcionam de forma correta, causando um acúmulo de sangue e consequentemente uma pressão nas paredes das veias.

Porém, quando a doença não é tratada, a pressão faz com que as veias se dilatem, rompendo assim os vasos capilares. Além disso, devido a esse fato, surge a hiperpigmentação e fibrose da pele e dos tecidos subcutâneos.

Entre as graves complicações da patologia e de difícil tratamento estão, embolia pulmonar, trombose venosa profunda e úlceras varicosas que são vulneráveis a infecções.

As varizes que normalmente afetam as pernas são bem conhecidas e geralmente dispensam qualquer tipo de apresentação. No entanto, elas são apenas uma etapa, uma parte de uma doença bem mais complexa denominada insuficiência venosa crônica.

Ademais, é uma das doenças que acometem mais frequentemente a população mundial e brasileira. Estudos internacionais indicam que cerca de 20 a 34% das mulheres e de 10 a 20% dos homens vão apresentar em algum momento da sua vida algum nível da doença.

Por ser uma doença evolutiva e crônica, aproximadamente de 3 a 11% das pessoas que possuem varizes podem chegar a estágios mais desenvolvidos da patologia, onde podem acontecer alterações irreversíveis na pele da região afetada.

Essas alterações envolvem desde um escurecimento, descamação e ressecamento da pele, normalmente seguidas de piora dos sintomas como queimação, dor e edema, podendo acontecer a abertura de feridas nas pernas que podem levar anos para sarar.

Função das veias

As veias nas pernas transportam o sangue venoso novamente para o coração e possuem válvulas que interditam o refluxo e garantem que o sangue flua numa única direção.

Porém, na IVC, estas válvulas não atuam da forma correta, fazendo com que o sangue se acumule nas veias.

Sintomas da insuficiência venosa

Um dos principais sinais de insuficiência venosa é o surgimento de veias elevadas e dilatadas (varizes), especialmente nas pernas.

Essas veias têm trajetos curvos e coloração azulada, podendo levar anos para se desenvolverem a ponto de se tornarem visíveis.

Outros sintomas da insuficiência venosa, são:

• Dor;
  • Peso nas pernas;
  • Cansaço;
  • Sensação de formigamento;
  • Cãimbras;
  • Plurido (coceira);
  • Edema (inchaço).

Dentre os sintomas listados acima, os seguintes se destacam:

Dor

As dores nas pernas são reclamações costumeiras, não somente da pessoa que trabalha muito tempo sentada, mas também de quem fica muito tempo em pé.

Porém, quando esse sintoma está associado à insuficiência venosa (má circulação), o aparecimento de varizes é um sinal de agravamento do problema.

Sendo assim, os pacientes podem ter sintomas como sensação de peso nas pernas, cansaço, edemas e cãimbras.

Cãimbras

A cãimbra é um desconforto que quase todos já enfrentaram em algum momento. Definida por ser uma contração contínua involuntária da musculatura, a cãimbra é uma dor que chega a ser paralisante e pode durar alguns minutos em certos casos.

Devido a insuficiência venosa (obstrução das veias), o surgimento das cãimbras se potencializa, principalmente a noite. Contudo, imediatamente, não há nenhuma medida que melhore completamente a cãimbra.

Recomenda-se apenas relaxar os músculos, colocar gelo na região afetada e aplicar técnicas de massagem a fim de amenizar a situação.

Edema (inchaço)

As pessoas com insuficiência venosa têm inchaço nas pernas que se potencializam geralmente no fim do dia, uma vez que o sangue precisa correr para cima contra a gravidade, quando a pessoa está sentada ou em pé.

Durante a noite, o edema tende a desaparecer, já que as veias se esvaziam quando as pernas estão na horizontal.