insuficiência venosa crônica

Insuficiência Venosa Crônica: Como É Feito O Tratamento?

Um dos problemas mais comuns que acometem as nossas pernas são as varizes. Embora nem sempre indiquem uma condição grave, é possível que sejam parte de uma doença perigosa e complexa chamada de insuficiência venosa crônica.

Você já ouviu falar nela? Sabe como é causada? Conhece as alternativas de tratamento? Então, não deixe de ler este post. A seguir, responderemos a todas essas perguntas.

O que é a insuficiência venosa crônica?

Trata-se de um conjunto de manifestações clínicas provocadas por uma anormalidade no sistema venoso periférico e que, geralmente, acomete os membros inferiores. Essa é uma doença mais frequente em mulheres e idosos.

Ainda, a insuficiência venosa crônica é uma das patologias mais prevalentes do mundo, estando presente em até 80% da população, variando entre graus leves e severos da doença. Nesses casos mais graves, ocorrem alterações irreversíveis na pele da região afetada.

Algumas dessas alterações características são escurecimento, descamação e ressecamento da pele, podendo ser acompanhadas de dor, queimação, inchaço e formação de úlceras nas pernas que demoram para cicatrizar.

Ademais, a insuficiência venosa crônica é classificada de acordo com a severidade do quadro. Essa classificação é feita da seguinte forma:

• Classe 0: não é visível ou palpável;
  • Classe 1: teleangiectasias e/ou veias reticulares;
  • Classe 2: veias varicosas;
  • Classe 3: edema;
  • Classe 4: pigmentação, lipodermoesclerose e eczema;
  • Classe 5: úlcera varicosa cicatrizada;
  • Classe 6: úlcera varicosa aberta.

Quais são as causas?

Ainda não existe um consenso sobre a origem da insuficiência venosa crônica. O que se sabe é que existem fatores de risco que aumentam as chances de alguém desenvolver a doença ou torná-la mais grave. Esses fatores são:

• histórico familiar da doença em parentes próximos;
  • obesidade e sedentarismo;
  • múltiplas gestações;
  • uso de anticoncepcionais;
  • permanecer por longos períodos em pé;
  • ser do sexo feminino;
  • ter idade avançada;
  • tabagismo;
  • uso recorrente de sapatos de salto alto;
  • quadros de trombose ou de compressão venosa.

Como é o tratamento?

O tratamento irá variar de acordo com a gravidade da doença. Em alguns casos, recomenda-se o uso de meias de compressão para a reabsorção do edema, evitando sua formação, reduzindo o calibre venoso e aumentando a velocidade do fluxo sanguíneo.

Ademais, o médico também pode prescrever medicamentos para o alívio dos sintomas e a diminuição das inflamações nas veias. Estes remédios contribuem para aumentar o tônus venoso, reduzir a permeabilidade capilar e prevenir o refluxo venoso.

Em outras situações, a escleroterapia passa a ser alternativa mais eficiente de tratamento. De modo geral, apenas tratamentos mais invasivos são eficazes na promoção da cura do paciente, tais como, cirurgia e tratamento endovascular venoso.

Portanto, como você pode perceber, a insuficiência venosa crônica é uma doença séria e que exige a sua atenção. Assim, ao primeiro sinal de varizes ou vasinhos, procure um profissional especializado no tema.